aço!

Solenidade celebra um século de blindados no Brasil

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Exemplar do Renault FT-17, primeiro blindado do Exército Brasileiro

Para celebrar os 100 anos de blindados no Brasil, o Exército promoveu uma cerimônia no 1° Regimento de Carros de Combate (1º RCC), em Santa Maria. A solenidade contou a presença de autoridades, como o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, e o comandante do Exército Brasileiro, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

PRF flagra reboque com placas adulteradas transportando 32 cabras em São Sepé

Na área externa do 1º RCC, desfilaram diferentes modelos de blindados com o objetivo de contar a história dos veículos no exército. Foi exaltada a importância do Renault FT-17, o primeiro blindado do Brasil. O veículo foi introduzido em 1921 e utilizado intensamente durante a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

Ao final da solenidade, o comandante falaram o comandante militar do Sul, general Valério Stumpf Trindade, e o general Paulo Sérgio. Na sequência, eles concederam entrevistas, comentando a importância da cerimônia.

- Tivemos a oportunidade de homenagear nossos antepassados. Haverá investimento nesta área (de blindados), estamos alocando nosso orçamento para o futuro - afirmou o general Stumpf.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Ministro da Defesa, general Walter Braga Netto (de colete ao centro), acompanhou a solenidade

Eles também comentaram a escolha do exército para a nova sede da Escola de Sargentos das Armas (ESA). No mês passado, foi anunciado que Recife foi a escolhida - o município pernambucano disputava com Santa Maria e Ponta Grossa, no Paraná.

OPERAÇÃO MERIDIANO-IBAGÉ
Nesta terça-feira, os olhos do exército se voltam para o Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã), em Rosário do Sul. Lá, vai ocorrer a Operação Meridiano-Ibagé, com duas divisões do exército como oponentes em simulação.  Ambas já realizaram, previamente, atividades de simulação de combate em condições similares às exigidas para o exercício.

O exercício foi dividido em três fases.  A primeira, chamada de Meridiano-Poti, ocorreu entre 23 e 28 de outubro, no Pará, e foi conduzida pela aeronáutica. A segunda fase, de 3 a 6 de novembro, foi o módulo Dragão. A cargo da Marinha, ocorreu a bordo do Navio Aeródromo Multipropósito, entre o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. A Ibagé é a terceira etapa, sob responsabilidade do exército e vai até 14 de novembro, no Rio Grande do Sul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Para hospedagem e alimentação, vaquinha de familiares para júri da Kiss precisa arrecadar R$ 400 mil Anterior

Para hospedagem e alimentação, vaquinha de familiares para júri da Kiss precisa arrecadar R$ 400 mil

A pedido da defesa, documentário sobre réu do caso Kiss é lançado Próximo

A pedido da defesa, documentário sobre réu do caso Kiss é lançado

Geral